Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, criado em memória de Araceli Crespo, uma criança de 8 anos brutalmente assassinada após sofrer violência sexual em 1973. O objetivo dessa data é conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse crime e mobilizar ações de prevenção e combate.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes que atentam contra a dignidade, a integridade e o desenvolvimento saudável dos sujeitos em formação. O abuso sexual se caracteriza pela utilização da criança ou do adolescente para a satisfação sexual de um adulto ou de um adolescente mais velho, podendo envolver ou não contato físico. Já a exploração sexual se refere à utilização da criança ou do adolescente para fins comerciais ou lucrativos, como a “prostituição”, o tráfico e a pornografia.
Infelizmente, as estatísticas mostram que a violência sexual é uma realidade alarmante no Brasil. Mais de quatro meninas com idade até 13 anos são estupradas por hora, como consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022.
Precisamos agir para combater essa estatística preocupante, pois a maioria dos casos de violência sexual ocorre dentro de casa, tornando o papel da escola fundamental para o enfrentamento desse problema.
Como a violência sexual contra crianças e adolescentes geralmente ocorre no ambiente familiar, é importante que a escola esteja atenta a sinais de abuso e esteja preparada para lidar com essa situação, oferecendo suporte e encaminhamento adequado para as vítimas. Além disso, a escola pode ser um espaço de conscientização e prevenção, educando crianças e adolescentes sobre seus direitos e como identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual.
Vamos romper o silêncio e provocar a consciência da sociedade para ampliar a nossa voz e a discussão e a criação de políticas públicas capazes de mudar essa realidade.
Para denunciar, Disque 100 ou o Ligue 180.
Não se cale. Denuncie.
FAÇA BONITO!
#maiolaranja
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022